Você está em: > Acondicionamento do Material

Acondicionamento do Material

O acondicionamento e o envio adequados das amostras sanguíneas a serem testadas são critérios importantes na manutenção da qualidade destas amostras. Para a maioria dos exames laboratoriais o acondicionamento das amostras sanguíneas deve ser realizado sob refrigeração entre 2º e 8ºC.  Desta forma, recomendamos que as amostras sanguíneas remetidas via Correios ou outros serviços sejam acondicionadas em caixa de isopor contendo gelo reciclável.

Quando houver exigência do material ser mantido congelado, este deve ser remetido em caixa de isopor com gelo seco.

O tubo devidamente identificado deve ser cuidadosamente fechado para evitar vazamento do material biológico, embalado em saco plástico e protegido para que se evite a quebra. A requisição de dosagem hormonal também deve vir acondicionada em saco plástico evitando que a mesma se molhe. Consulte nossa relação de exames para verificar quais os tubos de coleta de sangue indicados para coleta do respectivo material.

Recomendamos que não seja enviado ao laboratório sangue total, para que a hemólise seja evitada.

Os tubos para coleta sanguínea de diferentes fabricantes podem originar diferentes valores, dependendo dos materiais e aditivos, incluindo gel, barreiras físicas, ativadores de coágulos ou anticoagulantes.